Semáforo para daltônicos.
Doença acomete 8% dos homens no Brasil.
A maioria dos motoristas interpreta o sinal de trânsito assim: Vermelho para parar. Amarelo, atenção. Verde, siga em frente. Mas nem todos podem enxergar o mundo dessa forma. É o caso dos daltônicos, pessoas que têm dificuldade para diferenciar certas cores. Segundo a oftalmologista Rita Moura, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), de fato os daltônicos se guiam pela luz e a disposição tradicional das cores.
De acordo com a médica, existem vários graus de daltonismo, o que dificulta estabelecer quem tem capacidade para dirigir. Em maior ou menor grau, o daltonismo atinge nada menos que 8% da população masculina brasileira e 0,5% das mulheres. Apesar disso, nunca foi adotado em grande escala qualquer medida para auxiliar os daltônicos a identificarem melhor a sinalização.
Especialista em segurança viária, Eduardo Rezende Tondato desenvolveu um projeto destinado à inclusão dos daltônicos. Ele, que também convive com a doença, cita diversas situações em que mesmo o daltônico que consegue se orientar por meio da ordem das luzes do sinal pode se confundir e acabar provocando um acidente: inversão da ordem das cores durante uma manutenção, incidência do sol sobre o semáforo, presença do sol no campo visual dos condutores, ofuscamento pelos faróis dos veículos que trafegam em sentido contrário, chuva e neblina.
O projeto propõe manter as atuais posições e cores dos sinais e acrescentar uma figura geométrica distinta para cada uma das lentes coloridas: um círculo para o vermelho, triângulo para o amarelo e quadrado para o verde. A mudança poderia ser feita simplesmente colocando as formas geométricas sobre as lentes coloridas que já existem (como um adesivo). Porém, conforme Tondato observou, o pequeno diâmetro das lentes tornaria as figuras imperceptíveis a longa distância.
Por isso, sua outra proposta, essa mais dispendiosa, visa substituir as lentes planas e circulares por peças em relevo (calotas, piramides e cubos), permitindo que aquela sinalização seja vista inclusive por pedestres e veículos localizados em outras vias.
Postado por Falcarros às 11/17/2011 12:35:00 AM
Descrição oficial do semáforo para daltônicos: